quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Segundo Trabalho Prático de Introdução ao Projeto

Proposição e projeto de intervenção física (urbana e/ou arquitetônica) na área da antiga rodoviária de São João del Rei

O objetivo desse projeto é desenvolver noções necessárias para análise do espaço visando sua problematização e proposição de alternativas de intervenção, no intuito de introduzir os alunos ao projeto de arquitetura e urbanismo.

Situação hipotética: A prefeitura de São João del Rei pretende revitalizar a área da antiga rodoviária e lança um concurso de arquitetura e urbanismo para eleger a melhor proposta. O edital deixa claro que a vocação da cidade deve ser estudada, assim como a vocação do entorno imediato, identificando carências, demandas e potenciais. O edital também solicita que os proponentes apresentem as análises espaciais, o programa justificado e um plano/projeto que sintetize a solução proposta (projeto de ideias, que ainda não é um anteprojeto). O melhor projeto de ideias será selecionado para ser desenvolvido.

A turma do segundo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ decide apresentar uma proposta, se divide em grupos para agilizar o levantamento da área e fazer as análises da região e resolvem que cada dupla de estudantes apresentará uma proposta.

Roteitro básico para ida a campo:

1. Análise perceptiva do espaço

1.1. Planejamento do levantamento planialtimétrico em conjunto: identificação e marcação no mapa (ou fotoaérea) dos pontos limite das áreas a serem levantadas por cada grupo;

1.2. Levantamento planialtimétrico: relevo, ruas, espaço construído, etc. (esse levantamento inclui estimativa das alturas dos prédios para futuro modelamento);

1.3. Levantamento e mapeamento de usos (residencial, comercial, serviço, institucional, etc.);

1.4. Levantamento e mapeamento do mobiliário urbano (inclui bancos, pontos de ônibus, postes, meio fio, luminárias, sinalização, etc.);

1.5. Levantamento e mapeamento paisagístico;

1.6. Levantamento e mapeamento de fluxos (espaços de permanência, de transição, caminhos de pedestre, de veículos, trajetos marcados pelas usuários, modificações introduzidas pelas usuários, etc.)

1.7. Análise do entorno: diagnóstico climático e social (condições de uso do espaço da rodoviária, acessibilidade, segurança, sinalização, iluminação, insolação, higiene, conservação, poluição sonora e visual, etc.

2. Levantamento e análise de dados sobre o espaço que não são percebidos no local (Legislação, avaliação da condição estrutural do prédio, avaliação da relação do local com o centro histórico, relação histórica da rodoviária com a cidade ao longo do tempo, etc.

3. Análise da percepção dos usuários quanto ao espaço e entorno

Essa análise deve ser feita através de “observação participante” usando conceitos estudados (Hertzberger e outros: público/privado, intervalo, relação com a rua, apropriação do espaço, potencial, virtual, etc.). Para isso deve ser elaborado um questionário semi-estruturado para ajudar a conduzir a observação e a conversa com os usuários. Tal observação participante deve também identificar os direcionadores do comportamento dos usuários (quais elementos espaciais impedem ou estimulam comportamentos).

Após essa análise, os grupos trocam ideia e cada dupla terá material para identificar as carências, demandas e potenciais do local e do entorno.

Cada dupla deve então trabalhar a problematização de uma demanda e fazer o projeto (proposta de programa e projeto ou plano)