Exercício em grupos de 3 a 6 pessoas (apresentação e entrega na aula do dia 10 de setembro)
Escolher pelo menos dois objetos, espaços ou situações e discutir a potencialidade e virtualidade das “coisas” escolhidas.Perguntas que podem ajudar:
1. A “coisa” tem finalidade específica? (É para que?)
2. Como o evento é considerado na “coisa”? (No processo? Para determinar o produto? Para determinar a experiência do usuário? Para abrir a “coisa” para experiências não imaginadas antes?)
3. A interatividade das pessoas com a “coisa” é interativa ou não-interativa?
4. Pensar outras perguntas que possam ajudar na discussão.
Cada grupo deve elaborar uma apresentação do que foi discutido para apresentar em sala e entregar (um objeto, uma performance, um desenho, uma maquete, ou outro meio que o grupo encontre para melhor expressar a discussão).
O objetivo do exercício é a análise de objetos, espaços e situações a partir de conceitos (no caso os conceitos a serem trabalhados são os discutidos na aula sobre arquitetura virtual: "virtual", "potencial", "evento", "interatividade", etc), ou seja, identificar os conceitos discutidos em objetos, espaços e situações.
Este exercício pretende despertar o aluno para a prática inversa: partir de ideias para informar o processo de projeto de objetos, espaços e situações.